Filme baseado no livro homônimo, lançado em 1968 por José Mauro de Vasconcelos.
Dizem que ele retratou sua infância no livro, quase como uma biografia.
E deve ter sido uma infância muito triste.
Mas falando do filme...ou melhor, desta versão de 2012, já que houve uma em 1970 e umas duas filmagens como novelas para TV, vou deixar aqui minhas impressões.
Quem leu o livro, perceberá que neste filme existe como que uma introdução com o personagem Zezé já adulto (pelo que me lembro, isso não tem no livro). Esse Zezé adulto aparece algumas vezes durante o filme e no final...o ator Caco Ciocler não fala nada..rs...mas nem precisa.
Sempre dando show, José de Abreu faz o papel do "Portuga". E o menino que faz o Zezé, João Guilherme Ávila, também interpretou super bem. Uma curiosidade: Fiquei sabendo que ele é filho do cantor Leonardo! É bem parecido com o pai..rs
No geral, achei bom o filme, mas esperava mais.
Acredito que quem viu o filme sem antes ter lido o livro, ficou um pouco “no ar”, principalmente no começo, fica sem explicação de onde o Zezé e o irmãozinho Luiz, estão voltando e o porquê da decepção.
Não gostei que modificaram a época em que a história se passa, para o final da década de 90. Dá para saber, pois aparecem CDs e falam em Reais quando o assunto é dinheiro.
Também acho que a fotografia poderia ser melhor. eu, particularmente, não gosto de imagens enviesadas, assim como desta cena do filme:
De resto, o filme é bem fiel ao livro.
Dá para chorar do começo ao fim, mesmo já conhecendo a história...A grande maioria das pessoas que reparei, saiu do cinema com os olhos vermelhos.




0 comentários:
Postar um comentário