Home » , » RESENHA #12 - ”ENDERS” - LISSA PRICE

RESENHA #12 - ”ENDERS” - LISSA PRICE

Escrito por Unknown em domingo, 16 de fevereiro de 2014 às 18:26



LIVRO  :”ENDERS”

AUTORA:LISSA PRICE

TÍTULO ORIGINAL: “ENDERS”

TRADUÇÃO:IVAR PANAZZOLO JR.

EDITORA : NOVO CONCEITO

PÁGINAS–286

1ª  EDIÇÃO

IMPRESSÃO 2014

CATEGORIA:FICÇÃO INFANTO JUVENIL

ASSUNTO:DISTOPIA

ISBN:- 978-85-8163-360-2

 




CITAÇÃO: “ Quando estávamos curados a ponto de suportar o toque das roupas em nossa pele, ainda assim não aguentávamos o toque de outras pessoas. Tentaram aplicar terapias para a dessensibilização da pele, na qual um terapeuta toca a pele com as próprias mãos, mas não conseguimos suportar aquilo. A dor era excruciante.” (pág.84)



ANÁLISE TÉCNICA: 



-CAPA = 



Toda metalizada. Rapaz todo  branco, inclusive o cabelo, com olho azul e outro esverdeado, o rosto coberto com uma máscara rasgada na altura da testa, está sobre um fundo de painel eletrônico azulado. 



Título em pequeno alto relevo.



A capa é linda e descreve bem uma das personagens principais do livro.



 (nota: 5,00  de 5,00)



-DIAGRAMAÇÃO: 



Folhas amareladas com letras pretas.



Dividido em: dedicatória, 26 capítulos apenas numerados e sem títulos e agradecimento da autora.



Diagramação simples feita pela Equipe Novo Conceito.

 Impressão e acabamento RR Donnelley 031213.



Formato/Acabamento: 16x23x1,9



Peso: 0.40 kg



(nota:  4,30 de 5,00)



- ESCRITA: 



Narrativa e descrição  em 1ª pessoa pela protagonista Callie.



Linguagem fluida, diálogos inteligentes e escrita condizente com a faixa etária destinada ao livro. Alguns termos técnicos futuristas.



(nota:4,80  de 5,00)



CITAÇÃO: “Leopardo estava com uma camisa polo preta de mangas longas e jeans pretos. Deixava os cabelos longos e brancos lhe caírem sobre as costas, como se fossem uma juba. Na verdade, quando ele andou ao redor de minha cadeira, parecia um leão em meio a uma caçada, acuando sua presa. Ele examinou todos os ângulos de meu rosto. Depois, foi até às costas de minha cadeira e empurrou minha cabeça para frente. Afastou meus cabelos, expondo a cicatriz da cirurgia de inserção do chip. Senti que ele dedilhava a cicatriz com dedos cautelosos.” (pág. 165/166)



RESUMO SINÓPTICO:  



Após ter destruído a Prime Destinations, Callie Woodland está morando na casa que Helena deixou para ela e a neta. Tyler seu irmão e Michael seu amigos (que gosta de desenhar os Starters) estão morando com ela e Eugenia, Enders que trabalhava para Helena e agora está tomando conta de Tyler.



Callie continua a ouvir a voz do Velho em sua mente, estranha apenas que seja parecido com a forma que seu pai falava com ela, através de código. Decide que quer de qualquer forma deixar de ser um Metal, quer tirar o chip que está em sua mente.



Conhece Hyden que a protege de uma explosão provocada pelo Velho no shopping. Faz isso para mostrar a ela que é capaz de explodir qualquer Starters que tem chip, quer obrigá-la a satisfazer seus desejos e vontades. Ameaça fazer o mesmo com o pequeno Tyler e ela fica abalada.

Hyden aproxima-se dela e começa a revelar fatos que ela nem imaginava terem acontecido ou que sejam verdadeiros. Hyden tem um problema físico/neurológico que não pode sentir o toque das pessoas porque sente dores excruciantes, o que atrapalha um pouco a aproximação física com Callie.



Juntos vão tentar chegar ao Velho e descobrirem uma forma de tirar o chip da cabeça de Callie. Ela é uma Starters/Metal diferente dos outros e pode ser comandada a distância sem perder a consciência, pode inclusive matar as pessoas, o que a torna bem perigosa.



Ninguém é realmente quem parece ser...



ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:



Bem, confesso que esse segundo livro da série de Lissa me decepcionou um pouco. Starters foi um livro um pouco melhor que esse, que proporcionou uns poucos momentos de emoção e tensão. Ficou mais em um nível tipo “enchendo linguiça”...



Callie é uma tremenda contradição. Apesar de querer ir em busca da resolução do problema com seu chip, o que a torna obstinada, de querer cuidar do irmão, já que os pais morreram há um ano na guerra dos Esporos, ao mesmo tempo é uma protagonista ingênua, que a todo instante cai nas armadilhas preparadas para ela, e ainda assim, consegue milagrosamente ou heroicamente, se safar das tais armadilhas.



Mesmo sendo um livro de ficção distópica, onde tudo pode acontecer, e justamente por esse fato, o livro não é de todo tão ruim, o enredo ficou bem a desejar... Esperava um pouco mais de ação, um pouco mais de ‘entendimento’ de Callie e um pouco mais de velocidade nos capítulos, o que só aconteceu nos últimos 7 ou 8 capítulos.



O final chegou tão rápido e as explicações foram tão corridas que me pegaram de surpresa. Quando percebi, o livro acabou e fiquei com cara de : “Ah, é, é...”. E mesmo para um leitor como eu, que gosta de ficção, o livro ficou a desejar. Mas, claro que curti a leitura porque é um livro sem muitas complicações, onde não precisa se usar muito o intelecto para acompanhá-lo e no meu momento de introspecção e dor, valeu por não ser uma leitura tensa e densa.



Para os aficionados em ficção e distopia, vale a leitura, ao menos para tirar suas próprias conclusões.



NOTA : 3,70 de 5,00

  smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livroSmiles - Recados e Imagens (6279)



BOOKTRAILLER:






SOBRE O AUTORA:

 


LISSA PRICE é uma autora best-seller premiada internacionalmente, cujo romance de estreia, Starters, foi publicado em mais de trinta países. Siga @Lissa_Price no Twitter ou acesse o site www.lissaprice.com

Lissa mora com o marido na região sul da Califórnia, nos Estados Unidos.-


CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO!





cheirinhos
Rudy 



PENSAMENTO DO DIA: " Há pessoas que nos falam e nem as escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas e nos marcam para sempre."(Cecília Meireles)




0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares